domingo, abril 05, 2009

Semana Santa em Paraty 2009

Foto Procissão do Fogaréu


A celebração da Semana Santa é o evento religioso mais cultuado no Brasil. As procissões e missas acontecem em praticamente todas as cidades do país. Em algumas delas os eventos se transformam em atrações diversificadas, mas nem por isso deixam de ter cunho religioso. Um bom exemplo é o que acontece no município de Paraty, onde há seis anos é encenado o grandioso espetáculo da Paixão de Cristo, intitulado como o Auto da Paixão. O feriado da Semana Santa, esse ano, tem início no dia 09 de abril, Quinta-feira Santa, e termina no dia 12, com o Domingo de Páscoa.
Na cidade de Paraty, os católicos comemoram a Semana Santa com procissões e cerimônias religiosas tradicionais. As comemorações começam no Domingo de Ramos, com a benção e procissão de Ramos. Prosseguem na Quinta-Feira Santa com a missa do lava-pés, a instituição da eucaristia e a vigília eucarística. À meia-noite, começa a procissão do fogaréu ou da prisão. A procissão simboliza a prisão de Cristo. Os fiéis saem pelas ruas da cidade com tochas, “fifós”, nas mãos e tocando matracas. A Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, a pedido da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, como acontece todo o ano, colabora na doação de material para a produção do evento religioso.
Já a Sexta-Feira Santa começa com a procissão do encontro e, em seguida, acontece a adoração da cruz e a procissão do Senhor. Apenas uma vez por ano, na Sexta-Feira Santa, os fiéis de Paraty podem ver os seis passos da Paixão, pequenos altares embutidos nas paredes de sobrados da rua do Comércio e da rua Dona Geralda e na parede da igreja de Santa Rita, que representam os momentos da Paixão de Cristo.
No Sábado de Aleluia, acontece a vigília pascal, a bênção do novo fogo e círio pascal, a proclamação da páscoa e a procissão da ressurreição. Já no Domingo de Páscoa, acontece a missa da Páscoa do Senhor, a coroação e o transporte da imagem de Nossa Senhora das Dores da matriz para a capelinha.
A peça teatral Auto da Paixão, de autoria de Themilton Tavares, será apresentada pela sétima vez consecutiva na cidade, patrocinada pela Prefeitura local. O evento está marcado para 21 horas, na Sexta-feira Santa, no Areão do Pontal, com a participação de atores da cidade.
.
RELÍQUIAS
Imagens sacras de valor incalculável podem ser admiradas durante as procissões da Semana Santa em Paraty: o Senhor dos Passos, do século XVIII, em tamanho natural, com braços articulados; o Cristo Crucificado, também em tamanho natural, usado na cena do Calvário, arte espanhola do século XVIII; a Nossa Senhora da Soledade, que sai na Procissão do Enterro, de 1.80m de altura e origem também espanhola, muito provavelmente dos oitocentos; e o Senhor da Cana Verde e a N.S. das Dores, ambas igualmente do século XVIII, chamadas peças "de roca", isto é, figuras que possuem apenas a cabeça, os braços e os pés , muito comuns em Minas Gerais. Vale lembrar que essas peças, que se encontram sob a tutela do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Durante as procissões da Semana Santa em Paraty podem ser vistas outras peças raras feitas em madeira, como o esquife do Senhor Morto, como as lanternas e as varas do Pálio da Procissão do Enterro, entre outras.


Programação Religiosa e Cultural

05-04 (Domingo de Ramos)
17h – Benção dos Ramos / Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – Procissão para Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Matriz), seguida de Santa Missa

06-04 (Segunda-feira)
19h30 – Teatro da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo – Igreja São José Operário Ilha das Cobras

07-04 (Terça-feira)
19h – Procissão do Encontro – Centro Histórico

08-04 (Quarta-feira)
Missa dos Santos Óleos – Itaguaí-RJ

09-04 (Quinta-feira)
19h30 – Ceia do Senhor, Lava-pés e Vigília Eucarística – Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Matriz)
24h – Procissão do Fogaréu – Saída da Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Matriz)

10-04 (Sexta-feira)
15h – Adoração da Cruz – Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Matriz)
19h – Procissão do Enterro – Saída da Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Matriz)
21h – Encenação “Um Homem Chamado Jesus”, Themilton Tavares – Areal do Pontal

11-04 (Sábado)
21h – Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo – Pátio da Igreja Nossa Senhora das Dores (Capelinha) – seguindo para Nossa Senhora dos Remédios (Matriz)
24h – Procissão da Ressurreição – Centro Histórico

12-04 (Domingo de Páscoa)
19h30 – Coroação de Nossa Senhora das Dores – Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Matriz)


fonte SECTUR PARATY

Nenhum comentário: