segunda-feira, março 02, 2009

TRINDADE - PROJETO NOVA IMAGEM

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA

Fonte www.icmbio.gov.br
Se você pensa em passar o carnaval em pousadas ou camping das praias de Trindade, em Paraty, no litoral Sul do Estado do Rio, fique atento: a direção do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que abrange grande parte dessa região, realiza, a partir desta sexta-feira (18), a Operação Verão. O objetivo é ordenar o fluxo de turistas na área e evitar agressões ao meio ambiente. Todos os dias, até o domingo após o carnaval, mais de 20 fiscais da unidade, com apoio de policiais do Batalhão Ambiental, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, estarão nas praias do Meio e do Cachadaço, que ficam dentro dos limites do parque, para orientar as pessoas sobre os cuidados que devem ter para preservar a área.
Algumas restrições já foram definidas. A partir de sexta-feira, ficam proibidas nas duas praias as atividades de camping, estacionamento de traillers, realização de shows e eventos noturnos e o comércio ambulante. Por isso, a direção do parque recomenda aos turistas que quiserem visitar a região nesse período para se informar com antecedência sobre vagas em camping e estacionamentos.
TENDAS - Ainda durante a operação, a direção do parque manterá tendas no local, com servidores treinados para dar todas as informações aos turistas. A direção providenciou ainda a instalação de placas indicativas dos limites do parque e a sinalização das trilhas. Um dos pontos que merecerão maior controle é a piscina natural. Além de agredir o ecossistema, o fluxo desordenado de pessoas no local compromete a qualidade do passeio dos visitantes.
A Operação Verão será realizada em parceria com as equipes da Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, da Estação Ecológica (ESEC) Tamoios, da Polícia Militar - Batalhão Ambiental - do Rio de Janeiro, da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Prefeitura de Paraty, da Econsenso, da Associação Cairuçu, da Associação dos Barqueiros e da Associação de Moradores de Trindade e da Companhia Trindade de Desenvolvimento Territorial.
PROJETOS - Segundo o chefe do Parna, Francisco Livino, o projeto de uso público das praias do Meio e do Cachadaço para os próximos anos inclui a substituição dos atuais quiosques pelas estruturas de uso público previstas na revisão do plano de manejo e que deverão beneficiar principalmente a comunidade local.
O projeto prevê ainda a instalação de um posto de informações, com exposições interpretativas, lojas de souvenires e lanchonete, e a implantação de equipamentos facilitadores para os turistas, como trilha de acesso à praia do Cachadaço e a construção de um deck para permitir o desembarque de visitantes na piscina natural.
Estas ações - que fazem parte do projeto de resgate do parque, batizado de "Nova imagem", a ser concluído em fevereiro de 2011, quando a unidade completa 40 anos - vão oferecer mais qualidade, segurança e informação ao visitante, ao mesmo tempo em que reduzirão os impactos da visitação ao ecossistema local.
Ascom/ICMBio(61) 3316-1972
FONTE http://pib.socioambiental.org/pt/noticias?id=64062


Nenhum comentário: